sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dicas para limpar a casa: nunca é demais saber...

Resultado de imagem para limpeza domestica desenho

Manter a casa limpa e bem arrumada é fácil com o auxílio da tecnologia e de inúmeros produtos disponíveis.

Mas algumas tarefas podem ser feitas com o uso de ingredientes caseiros, que garantem a manutenção de louças e revestimentos da residência. Principalmente, para remover manchas. Confira 8 dicas de como cuidar de louças, toalhas, tapetes e móveis de maneira simples:.

Louça:
Sempre siga as orientações passadas pelos fabricantes sobre como lavar e manter as peças. Em geral, as de louça são que melhor suportam altas temperaturas, no caso de quem tem lava-louças. No caso de porcelana, lave na mão com água fria e sabão neutro. Nas louças em geral, a remoção da gordura é feita de maneira mais fácil com água quente e umas gotas de limão ou de suco de limão. Louças decoradas, principalmente as pintadas à mão, devem ser lavadas em água fria, sabão neutro e bucha suave.

Resultado de imagem para louça

Porcelana:
Peças podem ganhar manchas escuras com o passar do tempo. O melhor para removê-las é mergulhar os itens numa mistura de água quente com água sanitária. Para recuperar as cores e o brilho natural, esfregue um pouco de mistura de água com suco de limão.



Toalhas:
Peças suaves e fofas são fáceis de serem conseguidas com uma colherada de vinagre ou de suco de limão no enxágue. Outras opções é lavá-las em água com sal ou com xampu neutro. Para recuperar o efeito atoalhado, passe as mãos em ambos os sentidos depois que estiverem secas.

Resultado de imagem para toalhas de banho

Tapetes de fibras:
Precisam ser aspirados pelo menos uma vez por semana. Manchas localizadas são removidas com uma mistura de água, sabão neutro e um pouco de amoníaco. Depois seque com secador. Evite molhar o material, porque se deteriora facilmente. Se preferir, aplique produtos prontos específicos para remover manchas, seguindo as instruções do fabricante.


Armário de sapatos:
Um recipiente com ácido bórico ou carvão vegetal ajudam a deixar armários e sapateiras sem odores desagradáveis. Limpar o solado dos pares antes de guardá-los também ajuda a manter a casa limpa. Isso pode ser feito com escova de cerdas duras ou até mesmo com o aspirador de pó. Detergente neutro e água quente removem pequenas manchas no material.

Resultado de imagem para sapateira

Prateleiras:
Muitas vezes passar um pano umedecido não remove todos os resíduos que se acumulam ao longo dos anos. Os cantos merecem atenção e podem ser limpos com o menor bico do aspirador de pó. Se quiser proteger o material de riscos, é possível cobrir as prateleiras com tecidos, passadeiras ou telas antiderrapantes. De tempos em tempos, passar um algodão embebido em água e detergente neutro ajuda a remover a gordura que se acumula nos móveis.


Carpete de lã:
Passar uma escova e depois aspirar é o suficiente para manter carpetes de lã limpos. No caso de manchas, uma mistura de água quente, detergente neutro e amoníaco deve ser passado com uma escova no sentido do pelo e deixe secar.

Resultado de imagem para carpete

Carpete de fibra vegetal:
Aspirar diariamente ajuda a manter o pó longe. Limpezas profundas podem ser feitas com água morna e detergente neutro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário