segunda-feira, 16 de julho de 2018

Picles de Pepino, Gordelícias


Ingredientes
500 gramas de pepino cornichon (ele é menorzinho e mais “poroso” por fora)
2 xícaras de água filtrada
1 xícara de vinagre branco (usei vinagre de maçã)
1 xícara de açúcar refinado (tem que ser o refinado)
1 colher de sopa (rasa) de sal

OBS: para fazer em maior quantidade, respeite a proporção 2 partes de água + 1 parte de vinagre + 1 parte de açúcar + 1 colher de sopa (rasa) de sal.
Modo de Preparo

1. Primeiramente, vamos higienizar nosso pepino. Eu costumo lavar bem e deixo de molho com algumas gotinhas de água sanitária pois como vamos consumi-lo com casca e tudo, não queremos que passe nenhuma sujeirinha invisível. Feito isso, corte do jeito que preferir. Se quiser, cortar já em rodelinhas, pedaços inteiros, vai depender o tamanho do seu pepino e do jeito como você quer prepará-lo.

2. Em paralelo, esterilize os potes onde será armazenado o picles. Ferva água em uma panela grande e quando ela ferver, mergulhe os potes de vidro e as tampas nela. Depois, reserve sobre um pano quente. Espere esfriar uns 5 minutos e, então, acomode o pepino ou legume que você estiver usando para a conserva.

3. Em outra panela, misture a água, vinagre, açúcar e sal. Mexa com uma colher rapidamente e deixe a mistura ferver. Quando as primeiras bolhas surgirem, apague o fogo e despeje a mistura sobre o pepino (ou outro legume), até cobri-los. Eu deixo esfriar uns 5 minutos antes de fechar e levar pra geladeira.

4. Armazene a conserva por pelo menos 1 semana antes de devorar seu picles!

Dica: a conserva resiste bem até 1 mês na geladeira. Minha sugestão: deguste depois de 2 semanas de preparo, pois o sabor fica super apurado, na medida certinha!


Rendimento: 1 pote de 600 gramas de picles (sem drenagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário