sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O poder do vinagre e maneiras úteis para usá-lo, Pernambuco.com

Resultado de imagem para vinagre

Além de ser um ótimo parceiro na cozinha, deixando os alimentos mais saborosos, o vinagre também pode ter muitas outras utilidades em casa. O líquido ácido é um poderoso agente de limpeza, que pode matar vírus e bactérias de diversos tipos.

O uso deste produto é fácil e barato, além de ser ecologicamente correto. Para esse potencial sustentável do vinagre, veja abaixo sete dicas sobre como usar essa incrível substância:

Para aliviar picadas de abelhas ou água-viva: molhe um chumaço de algodão em vinagre branco e passe no ponto de irritação. Isso alivia a coceira.
Use-o para tratar a sinusite, resfriados e peito congestionado. Adicione 1/4 xícara ou mais em um vaporizador.

Resultado de imagem para utilidades do vinagre para a saude
Sinta-se melhor e alivie uma dor de garganta com vinagre. Misture uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água, adoce um pouco e beba.
Retire o mau cheiro de recipientes que estão há algum tempo sem serem usados, como, por exemplo, uma lancheira. Molhe um pedaço de pão no vinagre e coloque-o na lancheira e deixe durante a noite.
Use-o na lavanderia para remover fiapos das roupa. Adicione meio copo de vinagre no ciclo de enxágue da máquina de lavar. Isso também irá ajudar a avivar as cores do tecido.

Resultado de imagem para utilidades do vinagre
O vinagre é ótimo para remover manchas e odores das mãos. Esfregue seus dedos no vinagre antes e depois de cortar as cebolas para evitar que o aroma fique impregnado.
Além disso, se você verificar que um determinado solo está ruim e precisa ter a sua acidez aumentada, misture metade de um copo de vinagre, para cada litro de água e aplique na terra quando as plantas forem regadas. Isso vai equilibrar o pH do solo.

Resultado de imagem para utilidades do vinagre
Também é útil na higienização de cachorros, na limpeza de carpetes, como conservante na indústria de alimentos e para limpar utensílios feitos de metais ou cristais. 

Resultado de imagem para utilidades do vinagre

Diante de tanta utilidade, não dá pra ficar sem ele. Mantenha sempre uma grande garrafa de vinagre branco em sua despensa.

Fonte: Pernambuco.com – www pernambuco com – Por Éverton Oliveira, da redação Uai Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário