segunda-feira, 9 de maio de 2011

Caçarola de grão-de-bico

Resultado de imagem para caçarola de grao de bico cenoura alho poro ervilha queijo

Ingredientes
400 g de grão-de-bico
2 cenouras
1 alho poró
5 talos de aipo
1 cebola grande
1 dente de alho
300 g de batata
1 pedaço de gengibre (cerca de 3 cm)
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de chá de garam masala
2 colheres de chá de curry
1/2 L de caldo de legumes
1 lata de tomate pelado (400 g)
200 g de ervilha congelada
200 g de queijo minas frescal (aqueles sequinhos, que não derretem)
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Deixe o grão-de-bico de molho na véspera e, no dia, cozinhe-o na pressão, com água e sal, por cerca de 15 minutos após "pegar pressão", ou até que esteja macio. Reserve. Pique todos os legumes em pedacinhos pequenos. O alho, a cebola e o gengibre também. Aqueça a manteiga e refogue a cebola, o alho e o gengibre por alguns minutos (sem deixar queimar). Acrescente os outros legumes e refogue por mais algum tempo. Adicione o garam masala, o curry, o sal e a pimenta. Junte a quantidade suficiente de caldo de legumes para cobrir os ingredientes da panela e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo médio, após levantar fervura. Escorra o grão-de-bico e acrescente-o aos legumes cozidos, juntamente com os tomates (também picados) e o restante do caldo de legumes. Cozinhe por mais 15 minutos e, nos últimos 5 minutos, acrescente as ervilhas. Junte o queijo, já picado, e deixe ferver. Corrija o sal e a pimenta se necessário. Na hora de servir, polvilhe o prato com salsinha e garam masala.

Essa receita, originalmente, leva queijo feta, que é muito difícil de ser encontrado no Brasil, por isso a substituição pelo queijo frescal... Mas, se você tiver acesso ao feta, fica ainda melhor!

Rendimento: 8 porções

2 comentários:

  1. Hummmm!!!
    Chame os cachorrosss!! kkkkk
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, boa tarde!!

    Vim retribuir seu carinho e conhecer seus blogs. Parabéns!! A Claudianana é uma pessoa muito especial e que faz toda diferença em meu blog... através dela também tenho conhecido outras amigas e fico muito feliz!!

    Tenha certeza que estarei sempre por aqui. Percebi que você também curte uma receitinha na cozinha? Então, se quiser, faça uma visitinha no meu outro blog de culinária: http://terapiadaspanelas.blogspot.com (ele está cadastrado em um outro perfil, por isso, não estranhe....)

    Beijos e até mais!!!
    Lu - Menina da Agulha

    ResponderExcluir