sexta-feira, 2 de junho de 2017

Risoto de Pecorino com costelas de cordeiro grelhadas



Risoto de Pecorino (5 pessoas):
500g arroz Carnaroli, Arborio ou Vialone;
150g de Queijo Pecorino Romano;
150g de Queijo de Cabra;
1 maço de tomilho fresco;
1 Cebola média;
85g de manteiga;
1 Colher de sopa de azeite de oliva;
1 copo de vinho branco;
Sal.

Para o caldo:
1,8 l de água;
1 cenoura;
2 talos de salsão;
1 dente de alho;
1 batata;
1 maço de cebolinha e salsinha;
200 g de carne de músculo;
Sal e pimenta a gosto.
Corte em pedaços os ingredientes e deixe cozinhando em uma panela de pressão por aproximadamente 50 minutos. Depois coe e reserve.

Preparo:
Inicie o preparo do risoto aquecendo o azeite de oliva numa caçarola, e doure um pouco a cebola; na sequência junte o arroz e dê uma rápida refogada. Adicione o copo de vinho, deixe o líquido evaporar e aos poucos vá adicionando o caldo de legumes, mexendo sempre, até que o arroz tenha absorvido o liquido, adquirindo uma textura cremosa e macia (cerca de 18 minutos) para que fique al dente. Ajuste o sal e um pouco antes de finalizar o cozimento adicione a manteiga e o Pecorino ralado, misturando cuidadosamente. Deixe descansando por 2 minutos na panela. Para a montagem do prato adicione o tomilho e o queijo de cabra esfarelado. Se preferir também espalhe pequenas tiras de presunto cru.

Para as Costeletas de Cordeiro Grelhadas:
1,5 kg de Costeletas de Cordeiro;
2 dentes de alho;
2 ou 3 ramos de alecrim fresco;
Azeite extra-virgem;
Sal

Para começar, retire os excessos de gordura da carne e corte em pedaços de até 3 ripas. Tempere os pedaços com sal e deixe-os marinando por pelo menos 1 hora na mistura de alho picado, alecrim e azeite de oliva. Prepare o fogo em uma churrasqueira, e quando estiver em ponto de brasa coloque as costeletas para grelhar por aproximadamente 18 minutos. Fique atento para que a carne não passe do ponto e perca a suculência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário